Coração de Aço – Brandon Sanderson

Misteriosamente várias pessoas, de diferentes origens, recebem superpoderes, mas são corrompidas por eles e tornam-se vilões cruéis. Após tomarem o controle das cidades para si, eles criam uma nova realidade distópica, submetendo os humanos a uma vida de servidão. Isso aconteceu há dez anos, quando David viu seu pai ser morto por Coração de Aço, ditador de Nova Chicago. Agora, ele se dedica a estudar as fraquezas desse e de outros supervilões, planejando fazer parte do misterioso grupo dos Executores, pessoas comuns com a ousada missão de matar os tiranos um a um.

É bacana demais quando você consegue se surpreender com algo, mesmo quando a sua expectativa já estava bem alta sobre aquilo, não é? Tipo quando você tá torcendo pro seu time ganhar, mas ele aplica uma goleada no adversário. Foi mais ou menos essa sensação que tive ao terminar de ler Coração de Aço.

O livro, do autor americano Brandon Sanderson, é publicado aqui no Brasil pela Editora Aleph, que já está no meu coração pela superqualidade nos seus projetos gráficos na série Star Wars, livros de Philip K. Dick e outros lançamentos que tenho acompanhado. E com Coração de Aço não foi diferente.

Mas vamos falar da história. Como dito ali em cima na sinopse, Coração de Aço é um meio fantasia urbana / meio distopia que se passa em um futuro onde algumas pessoas (não se sabe o motivo) receberam habilidades especiais. O detalhe é que todos esses privilegiados são maus, fazendo com que se inicie um processo de brigas por territórios e escravidão dos seres humanos comuns.

E aí eu já começo a elogiar o autor. Que ideia bacana! Uma história onde só os vilões podem ser poderosos é algo muito interessante.

Já não bastava esse plot legal demais, o livro estava no meu radar bem antes do lançamento da editora, principalmente por recomendação de alguns grupos de fantasia/aventura que participo no Facebook e por amigos do Skoob (aliás, você ainda não me segue por lá? CLICA AQUI!). Nesses ambientes existe uma grande fama desse autor, principalmente por causa das séries Mistborn, Stormlight Archive e do livro Elantris. O cara é amado por geral dos amantes de fantasia.

Bom, mas como eu sou muito cético, acabei pegando o livro com certa empolgação, mas também com um pouco de receio já que tanta gente assim gostou e recomendou. Sou desses. E vou falar que o início da história me cativou muito. Como não tinha lido nada do Sanderson antes, o que me impressionou primeiro foi a fluidez com que a leitura do livro acontece.
O autor escreve fácil, sabe? As palavras vão sendo lidas com rapidez, não é complicado entender as cenas e você voa muito rápido por um capítulo completo.

Brandon Sanderson, autor.

Outro ponto que gostei bastante foi como Brandon Sanderson explora os personagens. David, o protagonista, em certo ponto do livro se reúne com um grupo de pessoas com objetivos parecidos com os dele. E cada um tem uma personalidade própria, uma origem interessante e até um jeito de falar/se portar particular. Isso mostra que o autor sabe mesmo desenvolver e te fazer crer naqueles personagens. A história fica mais rica e real para o leitor.

E depois que essa primeira boa impressão do livro e do autor passou, acabou que eu me acostumei com tudo isso e iniciei um avanço da história de uma forma mais lenta. Minha nota para ele até começou a baixar, achando que a história estava boa mas não tinha nada que me surpreendia muito em tudo aquilo. Foi aí que o danado do Sanderson me pegou.

O cara sabe finalizar uma história. Vou dizer que as últimas 50 páginas dão uma virada tão grande na sua cabeça, trazendo à tona coisas que estavam na sua cara mas você não percebeu, que instantaneamente minha nota voltou a ser a que era antes e até aumentou um pouco. O livro finaliza de forma empolgante e você fica muito a fim de continuar a história (esqueci de comentar no início, mas se trata de uma trilogia chamada Os Executores).

Resumindo: O Coração de Aço é uma história empolgante escrita por um autor muito conceituado atualmente, que mesmo com um grande hype em volta consegue te surpreender. Se você gosta de fantasia urbana e/ou distopia, vai curtir tanto ou mais do que eu. Pode ler sem medo.

Nota: 8,5/10

Deixe um comentário

