Guia de Uma Ciclista em Kashgar – Suzanne Joinson

91rQ3sAk9eL._SL1500_Nunca tinha ouvido falar da autora ou do livro, mas acabei encontrando em uma Bienal por um preço camarada, além de ter gostado da capa (sim, me julguem), então decidi levar.

Guia de Uma Ciclista em Kashgar conta a história de Evangeline, uma garota americana que adora andar de bicicleta e quer fazer algo diferente. A oportunidade perfeita acontece quando sua irmã e uma amiga da igreja decidem ir para uma viagem missionária em Kashgar, território chinês mas com muita influência do oriente médio. Ou seja: uma cultura totalmente diferente para três americanas.

A história se passa em uma alternância de 2 momentos, quando Evangeline e as meninas estão na viagem e quando ela já é bem mais velha, contando detalhes da viagem.

Sobre a trama, vamos ver obviamente dificuldades passadas por elas em um continente distante, momentos de tensão por divergências religiosas e políticas entre os habitantes locais e muito mais. Já falando sobre cada personagem, gostei da forma de pensar da protagonista, mas a irmã e a amiga pareceram um pouco forçadas para mim. Realmente não me identifiquei com suas personalidades.

Mesmo com esses pormenores, gostei de aprender e entender um pouco mais sobre a cultura do oriente médio, coisa que me interesso bastante, fugindo um pouco dos contextos sempre americanizados dos romances nesse estilo. É uma road trip em um ambiente de terra e pouco civilizado, ideal para uma aventura no mínimo inovadora.

Se fosse para dar uma nota para Guia de Uma Ciclista em Kashgar ela não seria tão alta principalmente pelo estilo de escrita da autora, que também achei um pouco travado em algumas partes, além de muito redundante em outros. Mas acredito que isso esteja mais próximo de gosto pessoal do que propriamente uma avaliação crítica.

Quer conhecer um local diferente e embarcar em uma viagem leve e tranquila? Pode ler Guia de Uma Ciclista em Kashgar sem problemas. É aquele livro pra pegar em uma tarde calma e relaxar na rede, só que se passando no calor de um deserto. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s