Algumas pessoas ficam para sempre

Você nasceu faz pouco tempo e acaba de abrir os olhos pela primeira vez, provavelmente viu um médico ou enfermeira e estranhou muita coisa que estava acontecendo. É o começo de uma vida e, pra completar, um início de uma jornada em sociedade.

Vivenciando com outras pessoas nós nos alegramos, ficamos tristes, passamos por desafios, nos frustramos, corremos, descansamos, respiramos com tranquilidade ou ofegamos sem tempo pra parar. E mais do que tudo isso, nos relacionamos.

alice2

Uma quantidade incontável de pessoas vão passar pela sua vida e para muitas delas isso não fará diferença nenhuma, assim como para você também. Você deve se lembrar de várias daquelas que antes eram indispensáveis na sua cabeça, mas agora não estão nem perto disso.

Alice Howland, vivida por Julianne Moore, é uma professora de linguística em uma universidade. Inteligentíssima, bem sucedida, casada, com 3 filhos, realizada. E o mais interessante, achava que tudo isso ditava o que poderia ser classificada como uma vida feliz. Em uma palestra de faculdade, ela perde um pouco o raciocínio e logo recupera, coisa que começa a acontecer cada vez com mais frequência na vida da doutora. Finalmente, ela se preocupa e vai atrás de um médico para descobrir que é portadora de um tipo raro de mal de Alzheimer, que se desenvolve muito mais cedo e que também pode ser passado geneticamente.

Resumindo: a doutora Alice não pode mais dar aulas, perde seus contatos, começa a se preocupar com seu futuro e não tem mais controle sobre muitas coisas da sua vida, até mesmo de necessidades básicas.

alice3

E é bem nesse ponto que nós começamos a ver os outros personagens da vida de uma pessoa, aqueles que não foram esquecidos pelo tempo e nem por um mal de Alzheimer. Seu marido, vivido por Alec Baldwin, assume a responsabilidade e dá todo o suporte que ela precisa, mas muitas vezes não é o suficiente para alguém que precisa de cuidados o tempo todo. Dos três filhos de Alice, uma (Lydia, interpretada por uma surpreendente Kristen Stewart) em especial nunca teve um bom relacionamento com ela, metade por ser a personagem rebelde da família e metade pela mãe ter um perfil conservador que pode influenciar esse comportamento. Mas a personagem é mãe, daquelas que mesmo falando de forma dura com os filhos consegue passar amor. Daquelas que o filho fica bravo por saber que está errado.

alice4O que era para ser um problema, e se torna ainda maior conforme o tempo vai passando, acaba sendo uma lição para a família de Alice, e para ela também. Um relacionamento que já era bom com quase todos acaba ficando ainda melhor, e a dificuldade que com certeza nenhuma família gostaria de passar acaba sendo o motivador para uma união ainda maior, um respeito, uma amizade e um comprometimento.

Alice desenvolve seu relacionamento com sua filha e com todos os outros, eles também aprendem a amá-la ainda mais, descobrindo que mesmo quando todos os atributos que tornam uma pessoa consciente vão embora, ela ainda pode continuar sorrindo e sendo feliz.

Alice é uma dessas pessoas que ficam para sempre, que inspiram outras a tentar fazer o mesmo, a influenciar bons sentimentos e decisões, a amar e a valorizar tempo, não coisas. Amigos, não contatos. Sentimentos, não interesses. Legado, não conquistas passageiras. História e não vida.

alice5

Para Sempre Alice é um grande filme, que rendeu merecidamente o Oscar de melhor atriz em 2015 para Julianne Moore. É um filme que te ensina apresentando seus maiores defeitos, que te emociona mostrando um problema que na verdade pode ser a solução. É uma história incrível que nos faz pensar nos nossos próximos passos daqui pra frente.

alicePara Sempre Alice é uma lembrança, dirigida por Richard Glatzer e Wash Westmoreland, pra ficar na memória até quando não fizer tão pouco tempo assim que você tenha nascido, e que te faz pensar o que fica dessa jornada com pessoas, em sociedade, quando seu olho estiver aberto pela última vez. É um convite ao aprendizado de viver de verdade.

Porque, afinal, todo mundo quer ser uma dessas pessoas que ficam para sempre.

Anúncios

2 comentários em “Algumas pessoas ficam para sempre”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s