Autores brasileiros de literatura fantástica

Faz alguns anos que o cenário literário no Brasil tem mudado bastante. Para quem gosta do assunto e acompanha desde sempre, como eu, é fácil reconhecer alguns fatos que fizeram esse fenômeno se expandir  – as megaproduções cinematográficas de aclamados autores como J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis, o avanço da identificação da cultura nerd/geek no país, séries de tv baseadas em obras literárias muito bem roteirizadas e produzidas e o contato direto do leitor com seu autor favorito que a internet proporciona são alguns deles.

Eu realmente fico muito feliz de ver muito mais gente lendo, querendo conhecer obras novas, se aventurar em mundos desconhecidos. É um desenvolvimento cultural muito importante, e que vai gerar bons frutos para todo o país em alguns anos, coisa que eu não via muito na minha época de ensino fundamental, quando notava que era um dos únicos que ia à biblioteca do ginásio para emprestar um livro, simplesmente por lazer, sem obrigação de provas ou matéria.

Claro que vocês já devem ter percebido que um dos gêneros mais focados aqui no site é, sem dúvidas, a fantasia. Gosto muito do tema, dos universos e tenho várias obras entre meus favoritos. E é por isso que resolvi escrever essa matéria.

O gênero fantástico possui diversos grandes autores aclamados como os já citados acima, Neil Gaiman, Stephen King, e os mais novos do mercado como George R. R. Martin, Patrick Rothfuss, Brandon Sanderson, Joe Abercrombie, Robin Hobb e Scott Lynch. Mas aí é que eu pergunto pra vocês: e os autores brasileiros?

Por isso, resolvi elencar alguns autores desse gênero tão procurado hoje em dia, sem realmente avaliar muito quanto à qualidade das obras, já que alguns desses nem eu mesmo li, mas para que você (caso não conheça) possa pelo menos saber que existem bons nomes, com grandes volumes de vendas, no nosso país. E que, de uma forma ou de outra, ajudam ainda mais a difundir a literatura fantástica por aqui, através de seus números e publicações.

eduardo_spohrEduardo Spohr

Uma lista contendo os principais autores brasileiros de fantasia não pode ficar sem ele. Talvez o mais aclamado do gênero atualmente, Spohr impressiona pela simplicidade com que se apresenta em diversas mídias. Participante assíduo de diversos podcasts, grupos literários no Facebook e sempre concedendo entrevistas a sites e blogs especializados, o autor conquistou grande público não apenas pela simpatia, mas pelo grande alcance que suas obras conquistaram.

Seu primeiro livro, A Batalha do Apocalipse, é um dos mais conhecidos e celebrados do gênero no Brasil, falando da história de um anjo chamado Ablon, que é renegado e acaba interferindo em uma guerra do bem contra o mal, composta por seres celestiais, e que deve descobrir qual o verdadeiro lado bom em que ele deve se associar. Eu mesmo não posso dar muito minha opinião, já que ainda não li nenhum livro do autor, mas sempre recomendo uma olhada no Skoob para se ter uma ideia da qualidade da obra. E partindo das opiniões de diversas pessoas que valorizo, Eduardo Spohr é, com certeza, um dos autores brasileiros do gênero que você deve conhecer.

es_livro

 

andre_viancoAndré Vianco

Pode-se dizer que o André foi um dos pioneiros a colocar a literatura fantástica brasileira em evidência. Para divulgar seus livros, que possuem um estilo dark fantasy com muitos vampiros, o autor fez todo o processo sozinho. Fez impressões do seu livro, distribuiu, vendeu ou negociou consignação nas maiores livrarias que conseguiu. Tudo isso em busca do sonho de publicar suas histórias.

Hoje, com muita influência dele, diversos autores se descobriram no ramo e levam o nome de André como um verdadeiro padroeiro da fantasia por aqui.

Seu livro mais conhecido, Os Sete, é o primeiro de uma trilogia que conta a história de um grupo de vampiros que são libertados ao acaso por pescadores e passam a aterrorizar o Brasil.

av_livro

 

 

 

leonel_caldela

Leonel Caldela

Já falei um pouco do Leonel por aqui quando publiquei a resenha de A Lenda de Ruff Ghanor, mas sempre vale colocar o gaúcho em uma lista de autores brasileiros de fantasia.

Leonel começou sua carreira escrevendo livros que se passavam no universo de Tormenta, uma versão de role playing brasileira. Seus textos foram muito compartilhados e conhecidos pelos apaixonados dos jogos de rpg de mesa, sendo quase inevitável a sua boa reputação entre os amantes de literatura fantástica.

Além do primeiro livro da série de podcasts do Jovem Nerd e da série de Tormenta, ele também possui os livros de fantasia medieval em universos próprios O Caçador de Apóstolos e Deus Máquina, muito bem avaliados no Skoob e entre grupos de leitores.

lc_livro

 

 

raphael_draccon

Raphael Draccon

O Draccon fez e continua fazendo das letras e palavras a sua vida. Escritor, roteirista, tradutor e editor, ele surgiu para o mercado literário brasileiro com sua trilogia de estreia chamada Dragões de Éter, onde mistura o mundo medieval das fantasias aos contos de fadas. A série se tornou best-seller por aqui e já foi publicada em diversos países como Portugal e México.

Raphael é sempre simpático nas redes sociais, busca participar de discussões e conversar com seus leitores. Já o encontrei na última bienal, a do ano passado, aqui em São Paulo e posso dizer com conhecimento de causa que o cara é realmente gente boa. Conversa, bate-papo e faz questão de tratar bem seu público.

Seus livros possuem números de respeito, com mais de 200 mil exemplares vendidos, além de o autor também ter muita visão do mercado, já que foi o responsável por trazer os livros de George R. R. Martin para o Brasil, pela editora Leya.

Atualmente, o autor está publicando o segundo volume de uma nova série, intitulada Cemitérios de Dragões, pela editora Rocco, onde faz uma homenagem à cultura japonesa dos tokusatsus e super sentais misturada ao universo fantástico, além de participar do time de roteiristas da emissora Globo.

rd_livro

 

eric_novello

Eric Novello

Para mim, o Eric é a maior novidade dessa lista. Fui ouvir falar de seu nome neste ano e, a partir daí, ouço cada vez mais sobre as histórias e obras do autor.

O carioca que hoje mora em São Paulo começou publicando livros de romance e coletâneas de contos, onde conta histórias em ambientes com um estilo “noir”, não chegando a se tornar uma dark fantasy, mas com um certo suspense e escuridão que fazem parte do universo.

Tenho pesquisado e acompanhado muitas coisas sobre o autor, que também é bem participativo com seus leitores nas redes sociais e grupos de leitores, e estou muito interessado em ler seu novo livro, Exorcismos, Amores e uma dose de Blues, fala sobre um mago/exorcista que vê a chance de ser novamente contratado. A obra é uma fantasia urbana e está sendo muito bem avaliada pelas comunidades literárias e no Skoob.

en_livro

 

Bom, claro que não é uma lista definitiva, top 5 nem nada disso. Mas, caso você não conheça algum deles, fica aí a dica e a oportunidade de se aventurar nas obras dos autores brasileiros de fantasia. Comente aqui embaixo o que acha, se já leu algum livro de um deles e quais outros autores brasileiros relevantes você conhece. 🙂

Anúncios

14 opiniões sobre “Autores brasileiros de literatura fantástica”

  1. Cara é muita gente boa mesmo! Sou fã do Vianco e do Draccon ❤

    Fiz uma postagem no meu blog esses dias sobre escritores brasileiros e fiquei surpresa com a quantidade que tem e escreve fantasia, assim como você eu amo esse gênero!
    E o mais legal de falar dos escritores brasileiros é que eles respondem a gente nas redes sociais rs

  2. Já li livros dos cinco autores e realmente é um time e tanto da literatura fantástica brasileira. Mas tem um outro carinha que vem chamando muita atenção, o Affonso Solano. Até agora ele só tem apenas um livro publicado que é o Espadachim de Carvão (ficção fantasiosa com muita luta, espadas e um novo universo incrível a ser conhecido) e o volume dois da série já está em pré-venda. Enfim, mais um para fazer parte da listinha. 🙂

  3. Tem tanta gente boa na Literatura de Sci-Fi e Fantasia nacional e infelizmente pouco conhecidos, dos destacados eu sou muito fan do Eric Novello, um escritor de mão cheia com todas as qualidades e do Vianco. Além destes eu citaria a Roberta Spindler autora de um dos melhores contos do gênero “punk” nacional e da distopia A Torre Acima do Véu, já na sua segunda edição, o genial Eduardo Kasse e seus imortais bebedores de sangue, pesquisador histórico, seus livros são recheados de reviravoltas e os cenários não poderiam ser mais vivos. O genial O Alienado do Cirillo S. Lemos, o mundo fantástico da historiadora Ana Lúcia Merege, Giulia Moon, Enéas Tavares, André Z. Cordenonsi etc. Praticamente parei de ler estrangeiros com a quantidade de bons nacionais que continuam aparecendo, como Karen Alvares e Priscilla Matsumoto.

    1. Olá, li seu post e entendo seu ponto também. Mas a intenção aqui era colocar os nomes que possuem maior notabilidade na literatura fantástica brasileira, independente de gênero. Como você pontuou sobre as mulheres, não vejo nenhuma delas, nem Carolina Munhóz ou Giulia Moon, com números e notoriedade próximas aos desses listados. Enfim, são opiniões.
      Valeu! 🙂

  4. Boa Tarde Diego. Verdadeiras referências. Estou escrevendo minha primeira obra e assim que concluir vou te passar um exemplar para comentar.
    Espero que gostem, irei publicar alguns capítulos gratuitamente e pretendo responder a todos os interessados e quem sabe futuros admiradores de meu trabalho.
    Abraço a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s