A Lenda de Ruff Ghanor: Vol. 1 – Leonel Caldela

1Leonel Caldela já é um escritor muito conhecido nessa parte meio nerd da literatura brasileira. Autor de livros de fantasia do rpg brasileiro Tormenta, o cara com certeza tem boa experiência e reputação entre os leitores para encarar novos desafios nesse mercado. Deve ter sido justamente por isso que Alexandre Ottoni e Deive Pazos, os criadores do site Jovem Nerd, não pensaram em nenhuma outra pessoa quando surgiu a ideia de expandir seu projeto de podcasts.

O site, muito conhecido na “podosfera” brasileira, já tinha lançado uma série de programas onde jogavam rpg com amigos em um ambiente clássico medieval de Dungeons & Dragons. O resultado foi tão bom que a ideia de contar um pouco mais sobre essa história surgiu naturalmente. E foi aí que nasceu A Lenda de Ruff Ghanor, uma série de livros que irá contar a história que antecede os acontecimentos do rpg jogado pelos nerds.

Neste primeiro livro, no reino fictício de Ghanor, a população é escravizada e flagelada por Zamir, um grande e poderoso mago que, já não bastasse essa posição, ainda é um dragão remanescente de uma antiga era de dominação. Em seu exército, hobgoblins e outros monstros são os responsáveis pela fiscalização das cidades e vilarejos, cobrando impostos e garantindo a submissão de todos pelo medo.

Ruff Ghanor é um pequeno garoto encontrado por dois clérigos do Monastério de São Arnaldo, que se encontra em mais uma dessas cidadezinhas do reino. Logo em seu primeiro contato com os religiosos, o menino revela ter algo de diferente, um poder que acaba salvando a todos e, ao mesmo tempo, demonstrando que ele pode ser a resposta do santo para salvar o povo de sua escravidão.

2
O autor Leonel Caldela.

Tenho que dizer que já conhecia a série de podcasts e, por isso, muitas coisas referentes ao universo, ambiente e mitologias da história já estavam fixas na minha cabeça. Ao mesmo tempo, mesmo conhecendo o autor pelo nome, nunca tinha pego nenhum de seus livros pra ler. Posso dizer que, mesmo com certa parcialidade por já adquirir o livro querendo gostar muito dele, ainda tinha muitas coisas a descobrir por causa do total desconhecimento da narrativa e forma de escrever do Leonel.

Mas, para minha tranquilidade, e a de todos que gostam de fantasia também, a escrita do Leonel flui muito bem. A construção de texto é muito bem cuidada, daquelas que deixam você informado mas ainda dá espaço para sua imaginação trabalhar por conta própria. Ele te dá as diretrizes e caminha ao lado dos seus pensamentos. O Leonel mostra grande conhecimento desse universo fantástico, falando a língua do seu público, como aqueles técnicos de futebol bem sucedidos porque sabem conversar com o jogador.

Os diálagos também são bem construídos, com uma ou outra coisa que considerei como “gordura” no texto, e também alguns vícios de linguagem que acho desnecessários, mas que não atrapalham em nada para uma ótima experiência literária.

Como disse, mesmo conhecendo a fama do Leonel Caldela, e isso pode ser um perigo para o caso de uma decepção, fui totalmente aberto para entender a história, mas com o critério bem alto. E ele conseguiu me surpreender.

A cada capítulo, cliffhangers vão adicionando elementos novos para que você queira pegar o próximo de imediato. Alguns plot twists também fazem sua cabeça explodir (sem querer dar spoilers, mas o final é SENSACIONAL).

Para completar, Leonel Caldela foi uma grata surpresa que vou querer acompanhar a partir de agora, não só nas continuações da história do “garoto-cabra”, como também em muitos outros projetos em que ele se aventurar. 🙂

Nota: 8,5

Compre o ebook na Amazon ou o livro físico na Nerdstore (indisponível no momento).

Se quiser conhecer a série de podcasts primeiro, aqui vão os links:
Capítulo 1: Nerdcast 251 – O Bruxo, a Princesa e o Dragão
Capítulo 2: Nerdcast 291 – O Duque, a Rosa e o Beholder
Capítulo 3: Nerdcast 341 – O Corvo, a Periguete e o Bucentauro

Anúncios

3 opiniões sobre “A Lenda de Ruff Ghanor: Vol. 1 – Leonel Caldela”

  1. Livro muito divertido e cativante. Prende totalmente o leitor. Final lindo.

    Não procure somente os próximos projetos dele como também os anteriores. Todos os livros são excelentes, desde a trilogia tormenta mais sanguinária, passando pelo Caçador de Apóstolos com um mundo original e por fim O Código Élfico (esse gostei menos).
    E quando puder autografar, vá lá porque o autor é muito gente fina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s