Um grande contador de histórias

A gente consegue reconhecer um bom contador de histórias de longe. Geralmente, é aquele cara desinibido do colégio que contava a mesma piada que você, com a diferença de que todo mundo ria. Mas além desse tipo clássico, tem também aquela pessoa mais chatinha e incrivelmente letrada, que falava difícil e, por isso, acabava chamando a atenção de todo mundo (alguém lembrou da Hermione, aí?).

Forrest Gump não fazia parte de nenhum desses tipos conhecidos. Muito pelo contrário. Ele era o “idiota da cidade”, como alguns conterrâneos diziam.

forrest-gump-17333

Se você gosta de boas histórias tanto quanto eu e ainda não assistiu Forrest Gump, precisa botar um fim nesse buraco cultural o mais rápido possível. Você vai conhecer um cara diferente dos demais em vários aspectos, que por meio de sua ingenuidade conheceu e participou de muitos acontecimentos históricos mundiais, e pôde contar isso de uma forma totalmente diferente da que outras pessoas fariam.

O filme está fazendo, em 2014, 20 anos do seu lançamento e faturou em 1995, entre muitos prêmios, 6 oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Aliás, a interpretação de Tom Hanks é impressionante durante todo o filme. Ele realmente conseguiu entender de forma única as limitações e características do personagem e passar tudo isso com uma leveza, tranquilidade e emoção incríveis.

Gump1

O filme foi adaptado de um livro de 1986, do autor Winston Groom, e eu confesso que não li, mas que também nunca achei necessário. Algumas coisas tem essa características: são tão boas que não precisam de mais. São o que são e se completam dessa forma.

Não preciso falar muito do quanto gosto desse filme, acho que você conseguiu perceber um pouquinho, mas quero recomendas e evitar spoilers a quem ainda não assistiu (se é que isso é possível pra um filme com 20 anos), dizendo que Forrest Gump é o tipo de história que marca nossa vida. Que faz você querer apresentá-lo para outras pessoas que ainda não viram e até assistir junto com elas, só pra conferir de perto e em primeira mão a reação pós-sessão.

Quando me lembrei que esse grande clássico estava completando duas décadas de existência, fiz questão de procurar alguém que ainda não tinha assistido. É claro que o resultado foi de surpresa.

Ele é uma surpresa mesmo. É um filme que te mostra que alguns valores não são tão importantes quanto você imagina, que outros nem deveriam existir, que “shit happens” mas que você tem que sorrir e correr sem parar, porque essas coisas ruins que acontecem só precisam que você continue para que elas fiquem de fato pra trás.

Forrest_Gump_running_alabama_jenny

Forrest Gump é uma bela história que muda todo mundo que assiste. Aliás, muda muita coisa. Até mesmo o objetivo de um blog, que era o de falar de livros, para falar de boas histórias. Esta é uma das melhores histórias que eu tive o prazer de conferir na minha vida.

Assista ou reassista já. 🙂

Forrest Gump (1994)forrest_gump_xlg
142 min. – Drama
Diretor: Robert Zemeckis
Roteiro: Eric Roth – Livro: Winston Groom
Atores: Tom Hanks, Robin Wright, Gary Sinise

Trailer aqui:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s