Leituras que não podem passar de 2014

No começo de cada ano eu tento me organizar, ou pelo menos colocar no papel, e criar uma relação de leituras que gostaria de fazer. Como todo leitor, existem muitos livros pra comprar e outros tantos já comprados, mas que devido a tempo e outras coisas eu ainda não consegui dar a devida atenção a eles.
Sempre dou preferência aos grandes clássicos, aqueles que tenho vergonha por dizer a outro amante dos livros que ainda não li. Pensando em tudo isso, acho que o resultado deu um bom apanhado de leituras obrigatórias e novidades que estão vindo por aí, mas que já estão sendo bem comentadas. Confira:

matador do rei– Série A Crônica do Matador do Rei – Patrick Rothfuss

A dificuldade de ainda não ter lidos os livros de Rothfuss é bem simples: questão de tempo. As obras são gigantescas (662pgs e 960pgs, respectivamente) e eu ainda não consegui ter tempo e coragem de encarar esse desafio. Preciso ser rápido já que o terceiro livro da trilogia está em produção e, se for lançado antes que eu tenha começado o primeiro, a situação vai ficar insustentável. De acordo com os grupos de leitores que participo, assim que começar não vou parar. Em 2014 isso vai mudar.

colecao-game-of-thrones-guerra-dos-tronos-ebooks_iZ2XvZxXpZ1XfZ135463817-473239412-1.jpgXsZ135463817xIM– Série As Crônicas de Gelo e Fogo – George R. R. Martin

A série já conta com CINCO LIVROS GIGANTESCOS, que eu ganhei todos no meu aniversário em janeiro do ano passado, e tem o sexto em produção avançada, mas confesso que é muito complicado olhar aquela pilha enorme com apenas 5 livros e tomar coragem pra começá-los. Mesmo assim, Guerra dos Tronos não pode passar desse ano pra mim. E não vai.

Screen Shot 2014-02-13 at 5.12.32 PM– O Hobbit – J. R. R. Tolkien

Apesar de a aventura de Bilbo acontecer antes da saga do Anel, sempre pareceu mais coerente para mim (e acho que para muitos outros leitores também) iniciar primeiro a trilogia antes de ler seu prequel. Como demorei para começar a ler A Sociedade do Anel e seus posteriores, O Hobbit ainda não foi apreciado. Agora que já estou terminando a trilogia, com certeza essa lacuna na minha reputação de leitor vai ser reparada no primeiro semestre do ano.

Tigana_Capa WEB– Tigana – Guy Gavriel Kay

Esse é o primeiro livro da lista que tem influência direta dos grupos de leitores de fantasia que participo. Até o ano passado, nunca tinha ouvido falar de Tigana. Porém, após alguns bate-papos por lá assim que o livro foi anunciado pela editora Saída de Emergência, muitas pessoas que já tinham lido em inglês recomendaram. Além disso, outros que já o conheciam há algum tempo se mostraram muito animados com a novidade. Resultado: entrou para minha lista desse ano.

Mago-AprendizMAGO_MESTRE_LEITORA_VICIADA– Saga do Mago – Raymond E. Feist (Aprendiz e Mestre)

Uma série que fez muito sucesso no exterior e que começou a chegar ao Brasil, também pela Saída de Emergência. Por enquanto, apenas os livros Aprendiz e Mestre foram lançados, e pelo que vi existem mais 3 sendo trazidos pela editora. A história foi originalmente lançada como uma trilogia. Ouvi boas opiniões sobre o livro e vou conferir de perto esse ano.

116459374SZ– A Corte do Ar – Stephen Hunt

Eu sempre gostei da temática steampunk mas nunca consegui encontrar uma história nesse universo que me animasse. A Corte do Ar é mais uma aposta que vou fazer, por ter ouvido algumas opiniões positivas e por ter achado incrível o projeto gráfico feito pela Saída de Emergência nesse livro. Gostei demais mesmo quando o vi na livraria. Tomara que seja tão bom quanto a aparência e, se for, vocês ficarão sabendo por aqui.

ELANTRIS_1352039060P– Elantris – Brandon Sanderson

O autor é muito conhecido lá fora entre os apreciadores de fantasia. Eu, como bom leitor do gênero, já tinha pensado há algum tempo que deveria lê-lo. Após ver a capa da editora Leya fiquei ainda mais empolgado, porque tem uma arte linda.

Entre os grupos de leitura, Elantris é uma unanimidade e nesse ano eu também vou me divertir com essa obra.

O-olho-do-mundo-FRENTE– O Olho do Mundo – Robert Jordan

Desde que foi anunciado pela Intrínseca o livro já é idolatrado. Tudo porque Robert Jordan é tipo por muitos como nada mais, nada menos que o sucessor de Tolkien. Eu, particularmente, acho uma bagagem pesada demais para se carregar, mas em duas coisas eu tenho certeza que ele se iguala ao mestre: paciência e criatividade, já que O Olho do Mundo é apenas o primeiro livro da série A Roda do Tempo, que conta com exatos QUATORZE LIVROS, cujos três últimos foram escritos por Brandon Sanderson após a morte do autor.

19841– 1984 – George Orwel

Meu gênero favorito em livros, como já deu pra perceber, sempre vai ser fantasia. E por conta disso muitos clássicos da ficção tradicional passaram despercebidos por mim. Aos poucos, juro, tenho tentado reparar também esses gaps de leitura. Nesse ano de 2014, a grande obra de George Orwell será um desses. Acho que o livro nem precisa de apresentações, né?

 

– Keeper of the Lost Cities – Shannon Messenger

Keeper of the Lost CitiesAo acompanhar alguns blogs americanos de leitura jovem, o livro chamou muito a minha atenção. Busquei saber mais e gostei da premissa, mesmo tratando-se de uma história mais infanto-juvenil. Mais uma aposta minha para esse ano que gostaria muito de ver sendo trazida ao Brasil, inclusive troquei alguns tweets com a autora que disse não ter sido procurada por nenhuma editora daqui (E AÍ, PESSOAL?). O terceiro livro de Keeper of the Lost Cities está sendo escrito por Shannon, e os dois primeiros já são sucesso nos Estados Unidos.

Bom, esses são alguns livros que quero ler neste ano. Gostou? Acha que eu estou louco por dar atenção a algum deles?

Conte nos comentários quais são os livros que você quer ler em 2014.

4 opiniões sobre “Leituras que não podem passar de 2014”

  1. Oi, tudo bem?! Gostei do post. Também tenho que dar um tempo e ler alguns clássicos! Fiquei muito curiosa com essa Saga do Mago, parece ser bem interessante, acho que vou procurar! E amei a capa de Keeper of the Lost Cities! Também nunca tinha ouvido falar! Amo literatura infanto juvenil :’)

    Ah, achei seu blog lá no twitter, haha! Se quiser dar uma passada no meu, fique a vontade! 🙂

    1. Olá, obrigado pelo comentário. São livros que gostei muito da sinopse e quero conferir esse ano.
      Pode deixar que vou dar uma olhada no seu e espero que continue acompanhando o Estação.

      Bjo

      1. Tomara que você consiga ler todos! E sim, pretendo continuar acompanhando o blog! Já to seguindo! 🙂
        Acho que o livro que eu mais estou esperando pra ler é o terceiro e último volume da Saga Reiniciados ❤ Conhece?

  2. Oh, vários livros do Saída de Emergência! Eu acho que esse selo está arrasando nos títulos publicados aqui. A capa do A Corte do Ar realmente é sensacional!
    1984 é um cláááássico! Tão necessário quanto Admirável Mundo Novo! Uma dica: talvez no começo do livro, você vá sentir um pouco de morosidade, mas depois a história engrena. Vale muito a pena!
    A Saga do Mago parece ser bem legal! Eu ando torcendo um pouco o nariz para livros de fantasia assim, mas li o caderninho-degustação e o texto me agradou muito!
    Eu não tenho exatamente uma lista de livros do tipo desse-ano-não-passa, mas tem uma enciclopédia da História da França que eu estou enrolando pra ler há 3 anos, hahaha! E tem só 300 páginas, rs.
    beijão!!

Deixe um comentário

