JOGOS VORAZES – SUZANNE COLLINS

ISBN: 9788579800245
Editora: Rocco
Ano de lançamento: 2010
Páginas: 400
Nota: 5/5
COMPARE PREÇOS

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

 

Não tinha forma melhor de conhecer o trabalho da autora Suzanne Collins do que lendo Jogos Vorazes. Simples assim. Uma aventura romântica que vem cheia de viradas na história e que consegue prender a atenção do leitor como nenhuma outra.

Jogos Vorazes nada mais é do que um reality show onde um casal de adolescentes, de 12 a 18 anos, são escolhidos para participar. O problema: só um pode sair vitorioso. E VIVO.

O país é Panem, em um futuro onde a América do Norte foi destruída e o que restou deu origem à nova nação, dividida por 12 distritos que devem ceder um casal de jovens como “tributo” para participação do programa.

Katniss, a protagonista, se oferece para participar no lugar de sua irmãzinha Prim, que acaba de ser sorteada na “Colheita”, o sorteio onde são decididos os jovens participantes de cada distrito.

A partir daí, Katniss vive entre o luxo da Capital, que antecede os jogos, em contraste com a precariedade da vida no Distrito 12, onde ela reside.

Como muitos outros que já li as resenhas sobre este livro, também torci inicialmente o nariz para a história, com medo do mainstream comandar o que é bom ou ruim. Mas, a história de Jogos Vorazes me surpreendeu duplamente bem: pela amarração e pela técnica para cativar o leitor.

Suzanne Collins calculou cada movimento do seu jogo/reality e com certeza pesquisou, assistiu e reviu muitos programas dessa categoria, que resultaram em uma construção muito boa do seu.

A pitada de romance forçado para sobrevivência e cativação dos telespectadores prova isso.

Mas, além disso, e concordo muito com a amiga Luciana Tarinazzo (resenha dela aqui), quando ela diz em sua resenha que alguns personagens são enigmáticos porque são para Katniss, já que o livro é narrado em primeira pessoa. E isso é MUITO BOM.

O clima de suspense e a forma como acompanhamos cada movimento da jovem faz ficarmos vidrados em cada lance. Achar um parágrafo legal para parar a lida no meio, quando for necessário, vai ser difícil porque você não vai querer parar de ler nunca.

E ainda, não se iluda de “terminar só esse capítulo” porque todo capítulo se encerra com uma surpresa tão grande que você vai começar a ler o próximo automaticamente.

Jogos Vorazes é incrível, a construção dos personagens, a amarração da história e a técnica de escrita de Suzanne Collins impressionam. E, se você ainda não começou a ler, faça isso hoje mesmo e não pare até terminar a série de 3 títulos: Jogos Vorazes, Em Chamas e Esperança.

E que os Jogos Vorazes comecem.

Se você gostou da resenha/post comente, compartilhe com seus amigos e e nos ajude a divulgar.
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter para receber todas as informações sobre novos posts.

Anúncios

2 comentários em “JOGOS VORAZES – SUZANNE COLLINS”

  1. Sou absolutamente APAIXONADA por essa série, é uma das minhas séries favoritas! Adoro distopias, e essa foi a melhor distopia que já li. A precariedade, as péssimas condições em que as pessoas vivem são tão bem retratadas, e a Katniss é uma das personagens mais fortes que já li. Esses, para mim, foram os melhores pontos dos livros. Eu adoro a Katniss!! Os jogos também foram descritos de uma maneira tão intensa e cruel. Suzanne Collins é definitivamente uma das minhas autoras favoritas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s