O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO – DOUGLAS ADAMS

ISBN: 857542128X
Editora: Sextante
Ano de lançamento: 2004
Páginas: 240
Nota: 3/5
COMPARE PREÇOS

 

O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal? A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível. O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com ‘O guia do mochileiro das galáxias’, mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor. Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.

 

Dando continuação às malucas e incabíveis aventuras vividas por Arthur Dent e o extraterrestre Ford Prefect, O Restaurante no Fim do Universo dá mais corpo e detalhes do universo vivido na série O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Desta vez, Arthur e Ford estão à bordo da nave Coração de Ouro com novos amigos: Trilian, uma terrestre que já vive no espaço há algum tempo e o Presidente da Galáxia Zaphod Beeblebrox, que acaba de furtar a nave em busca de respostas a respeito da existência das coisas.

Zaphod é um alienígena de 2 cabeças que tem certa ligação com Ford Prefect, já que são semiprimos, ou seja, “possuem três das mesmas mães” (não tente entender).

Desta vez, os heróis vão descobrir que viajar no tempo é possível e, além disso, muito prático, se você quiser prever ou mesmo assistir acontecimentos do passado ou do futuro sem nenhum problema.

Querendo saber respostas sobre “a vida, o universo e tudo mais”, o Presidente resgata os amigos perdidos, que acabam conhecendo a terráquea Trilian, ajudante de Zaphod em sua missão.

O objetivo: encontrar o homem por trás da existência de todas as coisas e perguntar o porquê de tudo isso.

Ainda mais louco em sua narrativa, Douglas Adams consegue dar novas explicações ao leitor que acompanhou a obra de estreia, colocando-o a par de como muitas coisas relevantes para a consolidação de toda a história podem ser entendidas ou, pelo menos, sabidas.

Os heróis são mais expostos ao leitor, que consegue entender melhor seus perfis, temperamentos e insanidades, tornando qualquer tipo de diálogo maluco, algo aceitável e, por que não dizer: coerente.

Em toda a série, O Restaurante no Fim do Universo foi o livro que mais gostei, ficando um pouquinho à frente de sua sequência: A Vida, o Universo e Tudo Mais. Como principal motivo, ressalto as boas sacadas e piadas bem colocadas, como um redator sempre gosta de perceber.

O livro é hilário, com bons acontecimentos e revela uma criatividade totalmente ímpar do autor, que acabou por criar seu mundo de uma forma nunca vista antes, se apropriando de elementos simples na história e recolocando-os com extrema destreza e significado.

Realmente recomendo a leitura de O Restaurante no Fim do Universo, mais ainda por ser parte da série que se tornou uma grande obra de sucesso. Além disso, para perceber até onde a criatividade louca de um autor pode chegar, se é que existe algum limite para isso.

Em minha opinião, este é o melhor momento de Douglas Adams no relato das aventuras dos amigos Ford e Arthur pelo espaço e vale a leitura.

 

OUTROS LIVROS DA SÉRIE:
 
O Guia do Mochileiro das Galáxias (Série O Guia do Mochileiro das Galáxias #1) – Douglas Adams

Anúncios

Uma opinião sobre “O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO – DOUGLAS ADAMS”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s